Ação Comunitária

84 vezes escola solidária

É perceptível que, ao longo desses 84 anos, o colégio veio passando por muitas transformações, mas nenhuma foi mais significativa que a conquista de um projeto político-pedagógico sintonizado com a sociedade dos tempos atuais. Diante dos grandes problemas sociais, das desigualdades, da intolerância e do individualismo reinante, opta-se por uma postura que privilegia a eqüidade, a convivência das diversidades, as práticas identitárias, os movimentos sociais, os direitos humanos e formação da cidadania. Reafirma-se, sempre, que o Colégio Dom Bosco é uma Instituição cristã marcada por princípios fundamentais da convivência humana, envolvido pela solidariedade e pela ética, para a construção de uma sociedade de melhor qualidade.

O Colégio Dom Bosco prima por uma participação efetiva, por meio de ações que despertem para a realidade e contribuam para o bem-estar da comunidade. Parte-se do entendimento de que, se aos seres humanos fossem apresentadas as mesmas oportunidades de crescimento, muitos dos problemas sociais como a violência, a miséria, a doença, a delinqüência, o analfabetismo, a desagregação familiar e tantos outros existiriam em menor escala. Como conseqüência desse entendimento, a mensagem pregada pela doutrina da escola é que os governantes se empenhem para a criação de oportunidades de trabalho na cidade e no campo, educação de qualidade para o povo, garantia de saúde e moradia.
Como São João Bosco, o colégio entende que criar a vara e ensinar a pescar sobrepõe-se à doação do peixe, prática muitas vezes danosa que impede o crescimento humano. Ao mesmo tempo, também inspirado na solidariedade pregada pelo santo que viveu na pobreza e foi perseguido por suas idéias opostas ao poder vigente, o Colégio Dom Bosco desenvolve um programa de assistência comunitária que envolve todos os componentes da escola. Não é omisso à realidade adversa que oprime a grande maioria da população regional.
É uma escola fraternal, que cria seus próprios mecanismos de atuação, ao mesmo tempo em que se integra a todas as campanhas humanitárias realizadas na região. Conduzindo ou apoiando iniciativas de impacto para o êxito dessas campanhas, a história do Colégio Dom Bosco está pontilhada de ações que contribuem para minorar os efeitos das desigualdades sociais. A escola, pelos princípios que professa, sente-se na obrigação de desenvolver o espírito de irmandade nos seus alunos, comprometendo-os com uma participação social que, conscientemente, contribua para os menos favorecidos. Agasalhos, brinquedos, remédios, alimentos, materiais escolares são recolhidos ou adquiridos para distribuição junto à população necessitada, sem a pretensão de um assistencialismo improdutivo.

Ressalte-se, ainda, a promoção de encontros pedagógicos abertos às demais escolas, num gesto de compromisso com a causa da educação.

As doações existem também no nível da conscientização para a libertação das amarras sociais. Para o Colégio Dom Bosco, a comemoração dos 84 anos tem um brilho especial exatamente pela convicção da prática dessa solidariedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *