Projeto Pedagógico

Uma pedagogia para os 88 anos

A orientação de um programa educacional inspirado nos ideais de Dom Bosco, os quais constituíram a base da fundação do colégio, continua sólida nestes 88 anos. Pode-se afirmar, entretanto, que tais princípios estão renovados em todas as ações, de um simples ato administrativo aos festivais de artes, feiras científicas e grandes torneios esportivos, convergindo para o seu projeto político-pedagógico dinâmico. Os novos posicionamentos diante do político e social brasileiro, nos anos 80, impuseram deslocamentos para uma nova visão que norteia as ações do Colégio Dom Bosco, ao promover a deselitização da prática educativa, a partir da compreensão da realidade global e da percepção dos problemas pertinentes à prática educacional.

Há 30 anos, assumiu-se uma educação para a humanização, com a vivência de um projeto pedagógico voltado para um sistema civilizatório não-seletivo e não-excludente. Como escola diocesana e sem fins lucrativos, coloca-se aberta a todos, pois o compromisso é com a construção da cidadania para uma sociedade mais justa e igualitária. Aliam-se, aqui, o compromisso político e competência técnica. Diante dos desafios do mundo atual, o propósito maior da escola é desenvolver, no aluno, sua inteligência, vontade, sensibilidade, capacidade e habilidades, valores como respeito, honestidade, responsabilidade, solidariedade, dignidade num comprometimento pessoal e coletivo com a formação do ser reflexivo, crítico, criação da cidadania.

Na convicção de que “a escola é mais educativa pela experiência social que estimula”, o Colégio Dom Bosco procura realizar sua atividade educacional num processo social de desenvolvimento do indivíduo para a sua comunidade, seu estado, sua região, seu país, despertando-o para participar da construção de uma vida mais digna para todos. Para atingir tal propósito, mantém um programa de atividades sócio-culturais, artísticas, recreativas, religiosas, científicas, completando estudos curriculares, promovendo a criatividade, situando o aluno na própria realidade, com empenho de formá-lo nos aspectos técnico-científico, cívico, cultural, religioso, moral e social.

A preocupação de toda a equipe responsável pelo ensino é com uma escola de qualidade, realizando o desenvolvimento de habilidades específicas de cada série, estimulando a produção de conhecimentos técnico-científicos e formas de integração na sociedade. O empenho de todos é por um trabalho sério, responsável, voltado para a qualidade dos serviços educacionais num processo de reflexão sobre o desempenho de cada integrante da escola, com o objetivo da melhoria do ensino-aprendizagem e dotando os seus participantes da capacidade de se assumirem como sujeitos dos processos sociais, culturais, técnicos e científicos. Para atingir essa qualidade, o colégio conta com uma linha pedagógica eficiente, professores e quadro técnico capacitados, além de todo um aparato de recursos técnico-pedagógicos que facilitam a aprendizagem. Em acompanhamento às avançadas propostas pedagógicas que defendem a inter, multi e transdisciplinaridade, o colégio propõe conteúdos vinculados à realidade sócio-cultural do aluno, práticas extra-classes e temáticas que possibilitem a aquisição de informação e contribuam para formação integral.
Um aspecto importante e que se intensifica a cada ano é o estímulo ao desenvolvimento de habilidades para o desempenho eficiente, pelo professor, no uso de recursos que facilitem a aprendizagem. Preocupa-se, pois, com efetivas orientações ao corpo docente, investindo na atualização de professores e coordenadores no sentido do aperfeiçoamento do desempenho profissional.
Ao completar oitenta anos, o Colégio Dom Bosco comemora o sucesso de suas experiências pautadas pelo relacionamento espontâneo e positivo na convivência de seus atores na busca de um clima de respeito mútuo, de um ambiente organizacional saudável e construtivo. Como resultado, as atividades, em geral, caracterizam-se pelo esforço conjunto de uma equipe que une ações num projeto de co-responsabilidade e compromisso em relação aos resultados pretendidos, numa prática do espírito de participação solidária.

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